Guerrilha do Araguaia
Guerrilha do Araguaia foi um movimento guerrilheiro existente na região amazônica brasileira, ao longo do rio Araguaia, entre fins da década de 1960 e a primeira metade da década de 1970. Criada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), uma dissidência armada do Partido Comunista Brasileiro (PCB), tinha como o objetivo fomentar uma revolução socialista, a ser iniciada no campo, baseado nas experiências vitoriosas da Revolução Cubana e da Revolução Chinesa. Combatida pelo exército a partir de 1972, quando vários de seus integrantes já haviam se estabelecido na região há pelo menos seis anos, o palco das operações de combate entre a guerrilha e o Exército se deu onde os estados de Goiás, Pará e Maranhão faziam fronteira. Seu nome vem do fato de se localizar às margens do rio Araguaia, próximo às cidades de São Geraldo do Araguaia e Marabá no Pará e de Xambioá, no norte de Goiás (região onde atualmente é o norte do estado de Tocantins, também denominada como Bico do Papagaio).
Estima-se que o movimento, que pretendia derrubar o governo militar, fomentando um levante da população, primeiro rural e depois urbana, e instalar um governo comunista no Brasil, era composto por cerca de oitenta guerrilheiros sendo que, destes, menos de vinte sobreviveram, entre eles, o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), José Genoíno, que foi detido pelo Exército em 1972, ainda na primeira fase das operações militares. A grande maioria dos combatentes, formada principalmente por ex-estudantes universitários e profissionais liberais, foi morta em combate na selva ou executada após sua prisão pelos militares, durante as operações finais, em 1973 e 1974. Mais de cinquenta deles são considerados ainda hoje como desaparecidos políticos. Desconhecida do restante do país à época em que ocorreu, protegida por uma cortina de silêncio e censura a que o movimento e as operações militares contra ela foram submetidos, os detalhes sobre a guerrilha só começaram a aparecer cerca de vinte anos após sua extinção pelas Forças Armadas, já no período de redemocratização.
Tropicália O movimento surgiu da união de uma série de artistas baianos, no contexto do Festival de Música Popular Brasileira promovidos pela Rede Record, em São Paulo, e Globo, no Rio de Janeiro. Um momento crucial para a definição da Tropicália foi o Festival de Música Popular Brasileira, no qual Caetano Veloso interpretou "Alegria, Alegria" e Gilberto Gil, ao lado dos Mutantes, "Domingo no Parque". No ano seguinte, o festival foi integralmente considerado tropicalista (Tom Zé aí apresentou a canção "São Paulo"). No mesmo ano foi lançado o disco Tropicália ou Panis et circensis, considerado quase como um manifesto do grupo. A Tropicália, Tropicalismo ou Movimento tropicalista foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop-rock e o concretismo); misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. Tinha objetivos comportamentais, que encontraram eco em boa parte da sociedade, sob o regime militar, no final da década de 1960. O movimento manifestou-se principalmente na música (cujos maiores representantes foram Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto, Os Mutantes e Tom Zé); manifestações artísticas diversas, como as artes plásticas (destaque para a figura de Hélio Oiticica), o cinema (o movimento sofreu influências e influenciou o Cinema novo de Gláuber Rocha) e o teatro brasileiro (sobretudo nas peças anárquicas de José Celso Martinez Corrêa). Um dos maiores exemplos do movimento tropicalista foi uma das canções de Caetano Veloso, denominada exatamente de "Tropicália".
Futebol brasileiro dos anos 60 e 70
Em 1959, foi criada a Taça Brasil, primeira competição com abrangência nacional do país. Seu primeiro campeão foi o Bahia, porém foi o Santos, de Pelé, a equipe que mais vezes a conquistou, cinco seguidas. Nesta época, o Santos fazia com o Botafogo, de Garrincha e companhia, o principal clássico do Brasil, tanto em competições regionais, nacionais e até internacionais, uma vez que a Taça Libertadores da América começou a ser disputada em 1960, ainda com pouco interesse das equipes brasileiras. O Santos, em 1962, foi o primeiro clube do país a conquistar a Libertadores e a ser campeão do mundo. Apesar de não ter feito boa campanha na Copa de 1966, em 1970, a Seleção Brasileira sagrou-se campeã pela terceira vez da Copa do Mundo, recebendo definitivamente a Taça Jules Rimet (troféu que viria a ser roubado e derretido treze anos depois) por ter sido o primeiro país a conquistar a Copa pela terceira vez. Em 1967, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi criado para ser o campeonato nacional em um novo formato, possibilitando a participação de um número maior de clubes. Para tanto, o Torneio Rio-São Paulo foi interrompido, bem como a Taça Brasil dois anos. depois.
Pós 70 Após quatro edições do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, a CBF decidiu organizar definitivamente o Campeonato Brasileiro de Futebol em 1971.[48] Seu primeiro vencedor foi o Atlético Mineiro.
Logo, assistiu-se a uma maior integração do futebol do país, mesmo tendo apenas clubes de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul conquistado o torneio entre 1972 e 1984. Destacam-se a academia do Palmeiras, bicampeão em 1972 e 73, o Internacional, campeão de 1975, 1976 e 1979 (este último de forma invicta). De curioso, o fato de Guarani ter vencido o campeonato em 1978, sendo o primeiro clube com sede fora de uma capital a conquistar o título. A hegemonia dos estados citados só foi quebrada com a conquista do Coritiba em 1985, abrindo vez para conquistas dos nordestinos Sport e Bahia em 1987 e 1988 respectivamente.
Ainda que timidamente, os clubes brasileiros foram pegando feição pelo campeonato continental, a Taça Libertadores da América. O Cruzeiro foi o segundo time do Brasil a vencer a competição, em 1976, sendo seguido por Flamengo e Grêmio em 1981 e 83 respectivamente. Estes dois últimos clubes, conquistaram também o título de Campeonato Mundial de Clubes nestes anos.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
terça-feira, 27 de setembro de 2011
História de Cataguases
A história de Cataguases começa com o interesse em achar ouro e diamantes tirados do Rio Pomba, que era chamado de“ Porto dos Diamantes”, e do ribeirão Meia Pataca. Logo após a construção da estrada que deveria ligar Minas Gerais aos campos de Goitacases, foi fundada a consagrada Igreja Santa Rita de Cássia e, consigo,fundou-se também um pequeno povoado em sua volta. Assim nesse local surgiu um arraial denominado Santa Rita de Meia Pataca ou, normalmente, Meia Pataca. Assim por diante, começou a serem fundadas várias fazendas de café, tornando-se parte da economia do lugar. Em 1875 o Arraial de Meia Pataca é elevado a vila, recebendo o nome de Cataguases. Considerada como cidade histórica de Minas Gerais, Cataguases gravou seu nome no cinema brasileiro com Humberto Mauro, nos anos 1920, alcançou grande repercussão com a revista e o Movimento Verde (Rosário Fusco, Guilhermino César, Francisco Inácio Peixoto, Ascânio Lopes, Henrique de Resende, Oswaldo Abritta, dentre outros). Cataguases esteve à frente no Movimento Moderno de arquitetura na década de 1940, muito por incentivo de Francisco Inácio Peixoto e José Pacheco de Medeiros Filho, que levaram à cidade diversos arquitetos e artistas modernos para desenhar uma nova estética e consequente mentalidade para a cidade. Importantes nomes como Oscar Niemeyer, Cândido Portinari, Burle Marx, Joaquim Tenreiro, Djanira, José Pedrosa, Jan Zach, deixaram seus traços na cidade.Diversos prédios modernos foram construídos na época e em 1995, o IPHAN decidiu pelo tombamento de uma poligonal no centro da cidade de aproximadamente 60 quadras face à importância de seu patrimônio arquitetônico. A cidade destaca-se por sua forte indústria de tecidos e por ser um dos berços do cinema nacional, graças a Humberto Mauro.Seu nome deve-se ao Rio Cataguases, que banha a fazenda do Bom Retiro, atual Município de prados ,onde o Coronel José Vieira de Resende e Silva nasceu.
Qual a importância da coleta seletiva em uma comunidade?
Para falar da importância que envolve uma coleta seletiva precisaríamos de um blog inteiro,mas tentaremos resumir em poucas palavras esse ato sustentável,que no mundo em que vivemos exige uma grande atenção.
Para começar lembremos que o nosso planeta está em constantes mudanças climáticas,mudanças essas provocadas pelo homem e ningúem melhor para achar uma saída para esse problema do que o próprio homem.E a coleta seletiva talvez seja uma das melhores escolhas,pois o ato consiste em separar e reciclar o lixo que produzimos,fazendo assim com que diminuam as atividades industriais para produção destes produtos que descartamos.
Pesquisas revelam que um dos fatores mais poluentes do planeta são as indústria, nada melhor que moderá-las.E vale lembrar que o lixo reciclado serve como fonte de renda até mesmo para artesões,o que solucionaria alguns problemas econômicos.
Outro fator importante dessa coleta é que os lixos não ficariam pelas ruas aumentando o risco de entupimentos de bueiro e como consequência"enchentes".Está aí um fator que ajudaria muito na evolução e na preservação de uma comunidade, e de sua população.
Já que tocamos no assunto aproveitarei o espaço para pedir as autoridades que espalhem mais lixos seletores pela cidade.No bairro em que vivo só os vejo em instituições educacionais e no centro da cidade.E sugeriria que houvessem não somente na escola,mas também em indústrias e até mesmo nas comunidades,palestras alertando ao povo mais leigo a importância da coleta.
Obrigado pela atenção.
PS:Quem ama cuida...
Para começar lembremos que o nosso planeta está em constantes mudanças climáticas,mudanças essas provocadas pelo homem e ningúem melhor para achar uma saída para esse problema do que o próprio homem.E a coleta seletiva talvez seja uma das melhores escolhas,pois o ato consiste em separar e reciclar o lixo que produzimos,fazendo assim com que diminuam as atividades industriais para produção destes produtos que descartamos.
Pesquisas revelam que um dos fatores mais poluentes do planeta são as indústria, nada melhor que moderá-las.E vale lembrar que o lixo reciclado serve como fonte de renda até mesmo para artesões,o que solucionaria alguns problemas econômicos.
Outro fator importante dessa coleta é que os lixos não ficariam pelas ruas aumentando o risco de entupimentos de bueiro e como consequência"enchentes".Está aí um fator que ajudaria muito na evolução e na preservação de uma comunidade, e de sua população.
Já que tocamos no assunto aproveitarei o espaço para pedir as autoridades que espalhem mais lixos seletores pela cidade.No bairro em que vivo só os vejo em instituições educacionais e no centro da cidade.E sugeriria que houvessem não somente na escola,mas também em indústrias e até mesmo nas comunidades,palestras alertando ao povo mais leigo a importância da coleta.
Obrigado pela atenção.
PS:Quem ama cuida...
domingo, 25 de setembro de 2011
A interpretação do belo de lugar para lugar.
Portanto podemos dizer que essa interpretação da beleza muda sim , de lugar para lugar, de época para época e de cultura para cultura.
Um convite agradável
Olá amigos,hoje gostaria de fazê-los um convite. Além de prestar meu papel como um amante da natureza,e tentar ajudar o meio ambiente.
Esse convite não tem faixa etária específica,além do mais acharia legal se as mamães grávidas trouxerem seu filhos para sentir a paz e a energia que isso proporcionará.
Meu convite é para que todos visitem o Horto Florestal de Cataguases,uma reserva linda,que além de nos trazer uma paz espiritual,nos revela belezas que para pessoas que se trancam dento de casa ou só respiram o ar da cidade não consegue sentir.
Acho que ninguém melhor na minha turma para falar dessa reserva do que eu.
Moro a alguns metros do Horto e fui criado em seus braços vi-o passar por mudanças de perto,como a útima ,um projeto chamado Água limpa,Que reorganizou as estruturas das trilhas,além de limpá-las,e colocar placas especificando a espécie de algumas árvores.O projeto tem como espectativa atrair visitantes,assim como eu,amantes da natureza que gostem de conferir de perto sua beleza.
Então após ter explicado minha tese,refaço o convite venham visitar o nosso Horto,e isso posso dizer com segurança NOSSO,
então venham,a porteira estará sempre aberta tanto nos fins de semana ,quanto de segunda a sexta.
Obrigado pela atênção.
Esse convite não tem faixa etária específica,além do mais acharia legal se as mamães grávidas trouxerem seu filhos para sentir a paz e a energia que isso proporcionará.
Meu convite é para que todos visitem o Horto Florestal de Cataguases,uma reserva linda,que além de nos trazer uma paz espiritual,nos revela belezas que para pessoas que se trancam dento de casa ou só respiram o ar da cidade não consegue sentir.
Acho que ninguém melhor na minha turma para falar dessa reserva do que eu.
Moro a alguns metros do Horto e fui criado em seus braços vi-o passar por mudanças de perto,como a útima ,um projeto chamado Água limpa,Que reorganizou as estruturas das trilhas,além de limpá-las,e colocar placas especificando a espécie de algumas árvores.O projeto tem como espectativa atrair visitantes,assim como eu,amantes da natureza que gostem de conferir de perto sua beleza.
Então após ter explicado minha tese,refaço o convite venham visitar o nosso Horto,e isso posso dizer com segurança NOSSO,
então venham,a porteira estará sempre aberta tanto nos fins de semana ,quanto de segunda a sexta.
Obrigado pela atênção.
Vista frontal.
Vista interna.
PS:Quem ama cuida...
Assinar:
Postagens (Atom)